22 de nov. de 2008

guitar hero 2



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19 de nov. de 2008

Ikariam


Ikariam é um jogo de estratégia online, que decorre na Roma Antiga. O seu estilo lembra muito, jogos como Age of Empires e Civilization. Você começa com uma pequena aldeia no litoral de uma ilha. O objectivo é tornar a pequena aldeia numa capital de um poderoso Império.Para quem nunca jogou recomendo a leitura do tutorial presente no site do jogo.

No Ikariam, a missão principal do jogo é evoluir a aldeia ao ponto de criar uma verdadeira Roma. Você começa em uma ilha com um pequeno pedaço de terra, com espaços demarcados com bandeiras, onde é possível construir alguns edifícios, como o quartel e o porto mercantil.



COMEÇE A JOGAR AGORA

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Heroes: Efeito de relâmpago

Heroes: Efeito de relâmpago

Vire Elle Bishop e controle a eletricidade facilmente com o GIMP!

Os artigos da série Heroes continuam e agora é a vez de criar o poder de Elle. A garota que solta relâmpagos pelas mãos era apenas uma personagem secundária, mas com o desenrolar da história ela está ganhando cada vez mais espaço. Elle tem muito controle sobre sua habilidade, tanto que pode apenas soltar uma faísca ou se desejar pode criar incríveis relâmpagos de muitos volts. Já imaginou se você tivesse tal habilidade?

Então se prepare, pois o tutorial de hoje é dedicado apenas a criar um relâmpago — vamos realmente criar o relâmpago e não apenas copiar de uma foto pronta. É bom já avisar de antemão que o processo é um pouco demorado, mas não tanto como a adição de fogo na foto.

Ah, antes de começar veja a imagem abaixo, a qual mostra Elle Bishop utilizando seu poder!

Elle Bishop utilizando sua habilidade

Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal Channel.

Uma foto cheia de energia!

1) Hora de trabalhar, por isso, escolha uma foto (ou tire uma) que tenha sua mão posicionada para cima. Deixe a foto separada, porque antes de pensar em mexer nela, vamos criar o relâmpago, acompanhe como:

Criando nova imagem e adicionando o efeito degradê

1º) Crie uma nova imagem.
2º) Utilize os valores de 1000 pixels na largura e 300 na altura.
3º) Selecione a “Ferramenta de Mistura”.
4º) Utilize a mesma cor mostrada na imagem.
5º) Arrastes a mistura da posição X até a posição Y.
* Sua imagem deve estar parecida como a mostrada acima

Deformando a imagem

6º) Acesse o menu “Filtros” e no submenu “Distorções” clique em “Deformação Interativa”.
7º) Utilize o tipo de deformação “Mover“ e molde a imagem de modo que ela pareça uma onda. Quanto mais torto fique o degradê, melhor ficará seu relâmpago.
** Deforme sua imagem de tal modo que ela fique semelhante a que está supramostrada.

Criando nuvens e invertendo as cores

8º) No menu “Filtros”, vá em “Renderizar”, acesse o menu de “Nuvens” e clique em “Nuvens de Diferença”.
9º) Ajuste o detalhe das Nuvens de Diferença para 15. O valor do “Tamanho X” deve ser 12,0 e do “Tamanho Y” 5,0. Note que o valor da “Semente aleatória” não precisa ser o mesmo que utilizamos, portanto deixe o valor que o GIMP lhe fornecer.
10º) Inverta as cores da imagem. Para fazer isso, acesse o menu “Cores” e clique em “Inverter”.
*** Note como a imagem fica antes e depois da inversão de cores.

Ajustando os níveis do relâmpago

11º) Por último vamos modificar os níveis de cor da imagem. Por isso, entre no menu “Cores” e clique em “Níveis...”.
12º) Nos “Níveis de Entrada” altere o valor central para 0,20. O resultado final deve estar parecido com o que você visualiza acima.

2) Agora que já temos o relâmpago, é hora de inserir na foto. Veja como fazer:

Inserindo o relâmpago na imagem de fundo

1º) Primeiramente selecione toda a imagem do relâmpago. (Faça isso através do menu “Seleção” na opção “Tudo”, ou utilize o atalho “Ctrl + A”).
2º) Copie a imagem apertando “Ctrl + C” ou no menu “Editar” através da opção “Copiar”.
3º) Na imagem da pessoa cole a seleção dop relâmpago. (Utilize o atalho “Ctrl + V” ou vá ao menu “Editar” e clique em “Colar”).
4º) Perceba que ao colar a seleção, na janela de camadas fica indicado que você tem uma “Seleção Flutuante”, para tornar a seleção permanente basta criar uma nova camada.

Rotacione o relâmpago

5º) Pressione o botão esquerdo do mouse sobre a “Ferramenta de Movimento”.
6º) Arraste a imagem para onde desejar.
7º) Clique na “Ferramenta de Rotacionar”.
8º) Gire a camada de modo que ela fique perto da mão na imagem de fundo.
9º) Para rotacionar clique no botão “Rotacionar”.
10º) Mude o modo da camada do relâmpago para “Somente clarear”. (Essa opção está na janela de camadas).

Adicione cor ao relâmpago

11º) É hora de colorir o relâmpago, portanto, no menu “Cores” clique em “Colorizar...”.
12º) Altere a cor através das barras de Matiz, Saturação e Luminosidade e então clique em OK.

3) Este relâmpago está meio feio não é? Então vamos aperfeiçoar suas bordas.

Aperfeiçoe o relâmpago

1º) Clique na “Ferramenta Aerógrafo”.
2º) Selecione os valores de “Pressão” e “Velocity” como os que você visualiza acima.
3º) Aumente os valores de “Taxa” e “Pressão” ao máximo.

***Antes de aplicar, confira qual cor está selecionada. Se o fundo da sua imagem for preto, então selecione a cor preta.
Agora basta ir clicando nas proximidades do relâmpago para apagar a fumaça em excesso.

4) Você acaba de aprender como inserir um relâmpago na imagem, porém, você pode inserir muitos outros, para inserir outros basta repetir os passos já efetuados. Caso deseje criar um aspecto mais real no seu relâmpago, talvez seja interessante adicionar relâmpagos menores nas laterais dos maiores. Após adicionar todos os relâmpagos que quiser, prossiga para o quinto e último passo.

5) Por último é necessário inserir um efeito para criar uma iluminação sobre o corpo. Observe como é fácil:

Luz para criar mais realidade

1º) Duplique a camada de Fundo.
2º) Vamos aplicar um filtro na camada de fundo, então, clique no menu “Filtros”, no submenu “Sombra e Luz” acesse a opção “Supernova...”.
3º) Altere a cor de tal forma que ela seja semelhante a do relâmpago. Altere os valores do “Raio” para 8 e das “Pontas” para 30.
4º) Direcione o efeito de Supernova para a mão.
*** Caso você tenha adicionado relâmpagos nas duas mãos, deverá repetir o processo acima.
5º) Por fim, combine as camadas visíveis através da janela de camadas — clique com o botão direito sobre o espaço em branco para visualizar o menu de contexto.
6º) Selecione “Cortada para o tamanho da camada de baixo” e clique em “Combinar”.

O poder da eletricidade está em suas mãos!

Fim do trabalho! Agora você já pode ter a mesma habilidade de Elle Bishop, mesmo que somente em fotos. Boa diversão a todos e até o próximo tutorial da série Heroes!

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Truques do GIMP: Aprenda a explodir planetas



Truques do GIMP: Aprenda a explodir planetas

Seja o vetor do Apocalipse aprendendo a mandar planetas pelos ares com o GIMP.

Não é de hoje que profetas de todos os cantos do mundo versam sobre o Apocalipse, o fim do mundo.

Filmes, novelas, livros, contos, reportagens em incontáveis vezes já lembraram as palavras destes profetas do fim do mundo, deixando muita gente apreensiva.

Porém, enquanto o planeta não acaba, o CLIKAQUI ensina você a destruir planetas... usando o GIMP! Este é um tutorial bem simples e é baseado na criação de Bernhard Stockmann. A versão do GIMP utilizado é a 2.4.7.

Para criar o seu planeta explodindo, você precisará da imagem de um solo rachando. Clique aqui e na nova página que abriu, clique com o botão direito do mouse para salvar a imagem em seu computador.

Explodindo planetas

O primeiro passo é criar uma nova imagem, com as dimensões de 700 x 700 pixels e preenche-la com a cor preta, utilizando para isto a Ferramenta de preenchimento (Shift + B).

Preencha a sua nova imagem com a cor preta

Agora, abra no GIMP a imagem do solo rachado, crie uma nova camada e então cole a imagem sobre ela. Utilize a Ferramenta de Redimensionar para deixar a imagem do tamanho do fundo (700 x 700).

Cole e redimensione a imagem de solo rachado

Depois de posicioná-la corretamente sobre o fundo, clique com o botão direito do mouse sobre a camada Seleção Flutuante (Camada Colada) e então escolha a opção Ancorar camada.

Ancore a camada colada à camada recém-criada

Agora é hora de transformar a camada em uma bola. Vá em Filtros > Mapear > Mapear Objeto. Configure esta opção igual ao exemplo abaixo:

Configure a opção Mapear Objeto como neste exemplo

A seguir, vá em Filtros > Realçar > Máscara de Desaguçar e adicione os seguintes valores: Raio = 20; Quantidade = 0,65; e Limite = 2. Então, vá em Cores > Inverter.

Inverta as cores

Depois, vá em Filtro > Distorções > Coordenadas Polares e desmarque todas as três opções nesta caixa. Se você fez tudo certo até agora, é provável que sua imagem esteja igual ou semelhante a esta:

Distorções > Coordenadas Polares" title="Filtro > Distorções > Coordenadas Polares" border="0" width="387" height="405">

O próximo passo é ir em Imagem > Transformar > Rotacionar 90° Horário. Depois, vá em Filtros > Distorções > Vento e configure assim este efeito: Estilo = Vento; Direção = Esquerda; Extremidade Afetada = Frente; Limite = 5; Força = 37. Aplique o filtro e depois pressione Ctrl + F para aplicá-lo novamente.

Distorções > Vento" title="Filtros > Distorções > Vento" border="0" width="387" height="405">

Seguindo com a criação de seu planeta em destruição, vá em Camada > Transformar > Rotacionar 90° Anti-Horário. Agora, para fazer sua imagem voltar a ser uma bola, vá novamente em Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares e ative a opção Para Polar.

Distorcer > Coordenadas Polares" title="Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares" border="0" width="389" height="405">

Para dar um aspecto mais semelhante ao céu no fundo, você pode adicionar algumas “estrelas”. Para isso, selecione a camada de fundo vá em Filtros > Ruídos > Ruído HSV e aplique os valores da imagem abaixo:

Ruídos > Ruído HSV" title="Filtros > Ruídos > Ruído HSV" border="0" width="258" height="405">

Ainda com a camada de fundo selecionada, vá em Filtros > Sombra e Luz > Cintilância e deixe os valores iguais ao do exemplo da imagem a seguir.

Sombra e Luz > Cintilância" title="Filtros > Sombra e Luz > Cintilância" border="0" width="354" height="536">

Agora, selecione a Ferramenta de Mistura (L) para usar um dégradé. Escolha o modelo Incandescent e marque a opção para invertê-lo.

Aplique o dégradé Incandescent

Para preencher o seu planeta com estas cores, vá em Cores > Mapear > Mapear com Degradê e pronto, você já tem o seu planeta explodindo e vários pedaços. É isso ai, pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.

Bum! Explodiu...


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Need For Speed: Modificando a roda do carro

Need For Speed: Modificando a roda do carro

A modificação de hoje será na roda do carro, sendo que ao fim do tutorial você pode visualizar o resultado cumulativo deste tutorial e do anterior.

Evidentemente para fazer este tutorial você precisa escolher um carro qualquer como modelo. Recomenda-se utilizar uma foto que mostre ao menos duas rodas do carro, isso torna a foto mais real e o resultado final mais interessante. Antes de começar o passo-a-passo, confira na imagem abaixo uma comparação entre a modificação final e a roda inicial.

Depois e antes

Aumentando o aro

1) Utilize a “Free Select Tool” (Ferramenta de seleção livre) para selecionar a roda do carro.

Selecione a roda

2) Copie a seleção e cole-a em uma nova camada.

Copie e cole em uma nova camada

3) No menu “Camada” clique na opção “Redimensionar camada”. Altere para o valor que você preferir, mas tome cuidado para não extrapolar o limite do pneu.

Aumente o tamanho da camada

4) Efetue o mesmo procedimento na outra roda.

Alterando a roda traseira

Atenção: Não desfaça as camadas das rodas, você irá precisar utilizá-las na próxima dica.
Observação: Renomeie as camadas para não se confundir posteriormente.

Modificando a roda

1) Certifique-se de estar na camada da roda. Agora, utilizando a “Free Select Tool” (Ferramenta de seleção Livre) circunde apenas a roda.

Acesse o filtro de Deformação Interativa

2) Vá ao menu “Filtros”, em “Distorções” escolha o filtro “Deformação Interativa”. Aprenda abaixo como utilizá-lo.

Deformando as partes internas da roda

Note que o filtro possui várias opções de deformação e ainda duas barras que permitem alterar os níveis de raio e deformação. Para começar utilize a opção “Mover” e vá deformando aos poucos a parte da haste nas proximidades da borda. Seja sensato, não altere demais a roda para que não pareça irreal.

Reduza um pouco das hastes

Agora utilize a opção “Diminuir” no centro da roda. Utilize um grande valor na barra do raio, de forma que ele diminua boa parte da roda, dando um realce às bordas. Por fim, utilize a opção “Aumentar” com um valor baixo de raio, isto para que apenas a parte central seja modificada.

Aumente o centro da roda

Adicionando um estilo de roda diferente

Encontre uma figura, ou tire uma foto de uma roda que apareça bem os detalhes — procure utilizar uma imagem em que a roda esteja posicionada de frente para a câmera.

1) Arraste a figura da nova roda até a janela de camadas da imagem do carro.

Arraste a nova roda para a janela de camadas

2) Posicione a nova roda sobre a antiga.

Posicione sobre a roda antiga

3) Use a “Ferramenta de Perspectiva” para alterar a nova roda e deixá-la na mesma posição da original.

Deforme a nova roda

Caso prefira aumente o tamanho da camada.

Detalhe: Você pode também alterar a cor da roda, para isto basta efetuar o procedimento que aprendeu no primeiro artigo da série Need For Speed.

Ufa, acabou! Seu carro está oficialmente tunado pelo GIMP! Veja abaixo nossos carros com a lataria e as rodas modificadas.

Resultados finais


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Heroes: Transformando objetos em ouro

Heroes: Transformando objetos em ouro

Por Fabio Roberto Machado Jordão
terça-feira, 18 de novembro de 2008

Olá caros baixanautas! É com imenso prazer que retornamos a série de tutoriais Heroes, uma variedade de artigos para o GIMP que lhe auxiliará a aprender mais sobre este excelente editor e de quebra fará que suas imagens ganhem um toque especial de super poderes.

Previously on Heroes for GIMP (Anteriormente em Heroes para GIMP)…

Nos últimos artigos da série você pôde aprender sobre os poderes de pirocinese, relâmpago, radioatividade induzida e congelamento.

Prepare-se

O poder de hoje é baseado no personagem Bob Bishop, o qual tem como poder principal a Alquimia. Sim, o personagem pode alterar a matéria dos objetos, mas o que mais intriga aos telespectadores é a capacidade de transformar o que ele quiser em ouro. Portanto, prepare-se para “fazer ouro” com seu mouse.

Bob Bishop - O personagem com a habilidade de transformar objetos em ouro
Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal Channel.

Escolha uma foto

Como o tutorial tem o objetivo de transformar objetos em ouro, procure optar por uma imagem que tenha o foco voltado para um objeto específico. Caso você queira indagar que a transformação em ouro é um poder seu, tire uma foto com o dedo tocando a superfície do objeto.

Foto inicial

Selecione o objeto

Utilizando a “Free Select Tool” (Ferramenta de Seleção Livre) contorne todo o objeto que você vai transformar. Depois de demarcar os limites do objeto, copie-o.

Selecione o objeto

Cole em uma nova camada

O objeto copiado deve ser colado em uma nova camada com fundo transparente. Por isso, acesse o menu “Editar” e clique em “Colar”.

Colando a seleção em uma nova camada

Colorize o objeto

Vá ao menu “Cores” e clique em “Colorizar”. Este é um processo apenas para definir um pouco do aspecto de luminosidade do ouro, por isso, escolha a cor que desejar.

Colorize o objeto

Mapeando com degradê

É hora de adicionar o aspecto dourado ao objeto. Portanto, primeiro escolha o degradê “Golden” . E agora aplique o degradê através do menu “Cores”, no submenu “Mapear” escolha a opção “Mapear com degradê”.

Use um degradê de ouro para mapear seu objeto

Aplicando filtros

Para dar um toque mais realístico ao efeito de ouro, deve-se aplicar o efeito “Desfocagem Gaussiana Seletiva”, o qual vai embaçar um pouco o aspecto do ouro e por fim basta aplicar o filtro “Máscara de Desaguçar” para que ele fique mais brilhoso. Os valores dos filtros você pode escolher, se preferir utilize os mesmo valores da imagem abaixo.

Aplique os filtros para realçar mais o objeto

Brilho e contraste

Esta etapa é opcional, sendo que você só deve efetuá-la se não estiver satisfeito com o resultado do ouro. Clique em “Brilho e Contraste” no menu “Cores” e altere com os valores que preferir.

Aperfeiçoando as bordas

Caso sua imagem tenha ficado com algum serrilhado, você pode borrar essas partes para que a imagem pareça mais real. Seu resultado deve ter ficado semelhante ao mostrado abaixo.

Resultado final

O episódio de hoje acaba aqui! Aguarde, a série Heroes retorna em breve.

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Crie fumaça sem precisar de fogo!

Crie fumaça sem precisar de fogo!

Faça fumaça no GIMP em poucos passos, explorando as várias possibilidades que este programa oferece.

1) Primeiro de tudo, crie um fundo preto com 800x600px.

2) Depois, crie uma nova camada e desenhe algumas bolinhas brancas grandes com o pincel. Apague metade das bolinhas formando meia lua e aplicar desfocagem gaussiana com 10px. Lembre-se de que todas as camadas de aqui em diante deverão ter fundo transparente.



3) Abra a opção Filtros, depois Distorções e por último, Deformação interativa. Selecione primeiro redemoinho anit-horário.


4) Pressione o botão esquerdo do mouse e faça ziguezagues rapidamente. Não clique em OK ainda. Clique em Mover e deixe a imagem semelhante a isto e aí sim, clique em OK.


5) Agora duplique a camada e como Shift + F e um clique, inverta a nova camada. Ajuste-a para não parecer apenas uma duplicação.

6) Aplique a desfocagem gaussiana nesta camada nova e em seguida combine-a com a de baixo. Depois, aplique novamente a desfocagem gaussiana.

7) No menu principal vá até Cores, em seguida clique em Curvas, no menu selecione Alfa e faça uma curva semelhante a esta:


8) Tecle F no teclado e contorne a imagem mantendo o botão esquerdo pressionado. Em seguida, clique como botão da direita e crie uma nova camada.

9) com a nova camada selecionada, clique em filtros, renderizar, nuvens, ruído sólido (Detalhe= 1 X e Y=4). Ajuste a opacidade desta camada para 20%.


10) Não remova a seleção e crie uma nova camada. Desta vez pinte-a com um tom médio de cinza.

11) Volte ao menu Filtros e selecione a opção Ruído, e depois Ruído HSV. Os números devem ser estes 3, 0, 0 e 35 – em ordem. Feito isso, continue nos filtros e selecione Realçar e depois em Aguçar. O valor de acuidade deve ser 85. Clique em Modo e mude para Dividir e em seguida reduza a opacidade desta camada para 40%. Aplique a desfocagem gaussiana novamente, com 5px.


12) Crie mais uma camada nova a partir da mesma seleção feita no passo 5. Desta vez, pinte-a com um tom de azul (#AFBEFF) e diminua a opacidade para 10% e coloque a camada no modo Cor.

13) Agora salve a sua fumaça e aplique-a em qualquer fotografia que preferir.


14) Se quiser transformar sua fumaça em fogo, clique em Filtros, Alfa para logo e selecione Incandescente.

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